CTA PERSPECTIVA CONDICIONALISMOS NA OFERTA DE PRODUTOS ALIMENTARES DEVIDO ÀS ENXURRADAS

A CTA está a levar a cabo um trabalho de levantamento junto do setor empresarial, dos danos e prejuízos causados pela enxurradas que afectaram o país nas últimas semanas. Entretanto, indicam a existência de enormes prejuízos na forma de destruição de culturas agrícolas, estabelecimentos comerciais, maquinaria, vias de escoamento, entre outros, facto que faz antever que a oferta normal de bens alimentares como hortícolas, nas próximas semanas, seja condicionada, principalmente na zona sul.

Por exemplo para o sector da banana, as receitas de 2024 já estão altamente comprometidas devido às chuvas excessivas e ventos que, para além de causarem estragos directos (queda de plantas e comprometimento dos respectivos rebentos e, consequentemente das colheitas de 2024 e 2025), estão, também, a propiciar a emergência de muitas pragas, que estão a atacar as culturas com grande intensidade.

Em relação com o naufrágio acontecido ao largo da costa de Moçambique, Província de Nampula, Distrito do Mossuril, a CTA expressou a sua solidariedade com as vítimas e iniciou uma mobilização junto do empresariado e espera canalizar apoios, brevemente.

Às famílias enlutadas, endereça os mais sentidos pêsames e deixa o apelo para que medidas apropriadas sejam tomadas para que, desastres similares, não voltem a acontecer.