Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

MOROSIDADE NAS TRANSACÇÕES COM O EXTERIOR: CTA REÚNE-SE COM O BANCO DE MOÇAMBIQUE EM BUSCA DE SOLUÇÕES

A CTA reuniu-se com o Banco de Moçambique em busca de soluções para o problema de pagamentos ao exterior que as empresas moçambicanas estão a enfrentar, desde o IV Trimestre de 2023, caracterizado pela demora nas transacções com o exterior.

O Banco de Moçambique reconheceu a preocupação das empresas, e também tem vindo a receber estas reclamações, com alegação de falta de divisas no mercado.

Entretanto, referiu que, de acordo com as estatísticas usadas para o controlo da liquidez de moeda externa no mercado, há divisas suficientes para fazer face a cobertura das importações e o padrão de vendas das mesmas, por parte dos bancos comerciais, manteve-se inalterada.

Como solução, o Banco de Moçambique prometeu realizar um trabalho profundo junto dos intervenientes no processo de pagamentos no exterior, para averiguar o que, efectivaente, está a dificultar os pagamentos das facturas das empresas no exterior.

Importa referir que, as transacções externas tornaram-se mais difíceis no IV atrimestre de 2023 e a situação manteve-se no I Trimestre de 2024, com tendência a piorar.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Notícias

Newsletter

Documentos

Scroll to Top