No âmbito do Fórum de Negócios Moçambique – Itália, realizado hoje, em Maputo, a CTA assinou Memorando de Entendimento com parceiros italianos que visa fortalecer a cooperação entre Moçambique e Itália no sector agroalimentar.
Esse acordo tem como objectivo promover o desenvolvimento sustentável, com base no modelo italiano, e se apoia em pilares como:
– Inovação: Implementar práticas e tecnologias inovadoras no agronegócio
– Segurança Alimentar: Garantir acesso a alimentos seguros e nutritivos para a população
– Apoio às Cooperativas: Fortalecer as cooperativas agrícolas e promover a colaboração entre os agricultores
– Valorização da Agricultura: Reconhecer a agricultura como motor de crescimento económico e social
O Memorando de Entendimento insere-se no quadro do Plano Mattei, que busca reforçar os laços entre África e Itália por meio de cooperação público-privada.
Os signatários do Memorando incluem: CTA (Confederação das Associações Económicas de Moçambique), COLDIRETTI (Organização italiana que representa os interesses dos agricultores), FILIERA ITALIA (Empresa italiana que opera no sector agroalimentar), FONDAZIONE CAMPAGNA AMICA (Fundação italiana que promove a agricultura sustentável), AMPCM (Associação Moçambicana para a Promoção do Cooperativismo Moderno) e CCMI (Câmara de Comércio Moçambique-Itália).
Os signatários esperam que esta parceria traga benefícios para o sector agroalimentar moçambicano, como a transferência de tecnologia, desenvolvimento de infraestruturas e aumento da produção e produtividade.