CTA E EMBAIXADA DA UCRÂNIA PREPARAM FÓRUM DE NEGÓCIOS COM FOCO NO SECTOR DO AGRONEGÓCIOS

A CTA manteve, hoje, um encontro com a Embaixadora da República da Ucrânia em Moçambique, Liubov Abravitova, em preparação do Fórum de Negócios Moçambique – Ucrânia, a realizar-se em Maputo na próxima terça-feira, 4 de Junho.

O Fórum realiza-se no âmbito da visita, à Moçambique, de uma delegação de empresários ucranianos, com o objectivo de explorar as oportunidades existentes com vista a incrementar os níveis de investimentos e trocas comercias entre os dois países, que se situam em cerca de 1,8 milhões de dólares norte-americanos, representando 8,06% do comércio mundial que Moçambique tem com o resto do mundo. Sendo que, o volume de importação da Ucrânia é estimado em 1,4 milhões de dólares (equivalente a cerca de 90,3 milhões de Meticais), contra 437 mil dólares (equivalente a cerca de 27,9 milhões Meticais) do valor das exportações.

No encontro, o Presidente da CTA, Agostinho Vuma, manifestou o interesse da Confederação em promover parcerias entre empresas ucranianas e moçambicanas e mobilizar investidores de diversos sectores de actividade, especialmente aqueles em que o país possui vantagens comparativas.

Por seu turno, a Embaixadora Liubov Abravitova garantiu a continuidade das acções que a Embaixada tem vindo a levar a cabo para o fortalecimento das relações comerciais entre Moçambique e a Ucrânia.

Importa referir que, o portfólio de exportações de Moçambique continua sendo dominado por produtos primários da indústria extractiva e energia eléctrica. Em 2022, por exemplo, o carvão mineral com 34,4%, o alumínio com 19,9%. Destacam-se, ainda, a energia eléctrica com 6,9%, areias pesadas com 6,8%, e gás natural com 6,5%. Dos produtos tradicionais constam, o tabaco, açúcar, castanha e amêndoa de cajú, madeira, bananas, algodão, camarão e lagosta.