Mais de 20 empresários moçambicanos de diversos sectores, incluindo Construção Civil, Agricultura, Recursos Minerais, Energia, Transportes e Logística, Serviços Financeiros e Comércio, participam na Conferência de Negócios Turquia-África.
À margem da Conferência, a Delegação Empresarial Moçambicana visitou a Yurt Konserve, empresa do agrorocessamento com mais de 66 anos de experiência.
A Yurt Konserve fornece os seus produtos a mais de 20 mil supermercado Turcos, incluindo grandes cadeias de supermercados em diversos países, como os EUA, Inglaterra, França, Alemanha, Austrália, Canadá, Hungria, Turquemenistão, Cazaquistão, Azerbaijão, Chipre, Irão, Grécia, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Uganda, Iraque, Arábia Saudita, Líbia, entre outros.
Grande parte dos seus produtos são usados nas rações militares sendo este, também, um dos seus grandes mercados, a par do Programa Mundial de Alimentação particularmente em relação a produtos derivados de feijões.
Durante a interacção, a empresa deu a conhecer que alguma parte da sua matéria-prima é importada de países africanos como Etiópia e Burundi.
O Vice-Presidente da CTA, Gimo Meque, convidou a Yurt Konserve a explorar o grande potencial de variedades de feijões que Moçambique oferece.
Igualmente, convidou a empresa a investir e estabelecer a sua filial industrial em Moçambique, e a usar o país como porta de entrada para o mercado africano e de outros paises com os quais Moçambique detém acordos preferenciais.