Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

CASP VAI DISCUTIR PROPOSTAS CONCRETAS PARA INDUZIR A RETOMA DA ECONOMIA

A CTA, em parceria com o Governo, TBLDC Group Lda e N2N Corporation SA, realizou uma sessão de apresentação da 20ª Conferência Anual do Sector Privado (CASP) com foco no Mozambique Home Expo, uma feira diversificada, a decorrer de 12 a 14 de Novembro do ano em curso no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano.

Durante a CASP, estão programadas 10 sessões que vão discutir propostas concretas para induzir a retoma da economia, reformas estruturantes para a melhoria do ambiente de negócios e do clima de investimentos.

Nas Salas de Negócios, serão discutidos projectos estruturantes e de diversos sectores avaliados em cerca de USD1.5 Mil Milhões.

O Vice-Presidente da CTA, Onório Manuel, destacou que esta edição da CASP será mais do que um fórum de debate, mas sim um espaço de compromisso, soluções e resultados concretos.

“Nas plenárias, nas salas temáticas, nos encontros de negócios, nas sessões bilaterais e nas interacções B2B, queremos ver compromissos firmados, parcerias estabelecidas e projectos com impacto directo na vida das pessoas e das empresas”, salientou Onório Manuel, lançando convite aos agentes económicos, aos expositores, às instituições públicas e privadas, aos investidores e aos cidadãos, a juntarem-se nesta iniciativa transformadora.
“Usem esta plataforma para apresentar soluções, comunicar reformas, demonstrar inovação e construir sinergias que tornem Moçambique mais competitivo, mais produtivo e mais sustentável”, frisou.

MOPHRH aberto ao diálogo e à colaboração com o sector privado

O Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Fernando Rafael, demonstrou abertura ao diálogo e à colaboração com o sector privado para:

• Promover parcerias público-privadas (PPP) no financiamento e construção de habitação;
• Estimular o uso de materiais de construção locais e tecnologias modernas;
• Fortalecer a regulação e certificação do sector imobiliário;
• E dinamizar o mercado de aluguer, crédito e propriedade para famílias de baixa e média renda.

Fernando Rafael destacou que a Expo CASP demonstra que a CTA é um parceiro incontornável na construção de soluções inovadoras para os desafios nacionais, em especial nas áreas de habitação, infraestruturas e urbanização — sectores decisivos para o progresso económico e social do país.
A Expo CASP constitui uma prova viva de que quando o Estado cria condições e o sector privado responde com inovação e confiança, o país avança.

Importância do DPP na busca de soluções

O Secretário de Estado do Comércio, António Grispos, destacou a importância do Diálogo Público-Privado na busca de soluções para a melhoria do ambiente de negócios no país. Reafirmou o compromisso do Governo em continuar a trabalhar nas reformas, adoptando um modelo de DPP mais inclusivo e abrangente.

“É nossa convicção que com o aprofundamento do DPP, que passa pela identificação e a implementação efectiva de reformas, continuaremos a assegurar maior participação do empresariado nacional na nossa economia e melhorar, cada vez mais, o ambiente de negócios em Moçambique”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Notícias

Newsletter

Documentos

Scroll to Top