O Governo, através do Ministério da Economia, e a CTA reafirmaram hoje o compromisso na promoção de políticas e instrumentos que estimulem a excelência empresarial através da qualidade.
Intervindo na sessão de abertura da 2ª Conferência Nacional da Qualidade, o Presidente da CTA, Álvaro Massingue, reafirmou a disponibilidade da instituição em continuar a colaborar com o Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ, IP) e com o Ministério da Economia.
Álvaro Massingue destacou a importância da qualidade na competitividade das empresas, porquanto garante a credibilidade, aumenta a produtividade e fortalece a confiança dos consumidores.
“Por isso, a CTA considera o sistema nacional de normalização, certificação e metrologia um parceiro estratégico do sector privado, essencial para garantir que os produtos e serviços moçambicanos possam competir, de forma justa e sustentável, nos mercados regionais e internacionais — incluindo no espaço da Zona de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA)”, salientou.
O Ministro da Economia, Basílio Muhate, reiterou o compromisso com a qualidade, com a inovação e com a cooperação internacional.
“O nosso maior desafio é encararmos com grande responsabilidade a promoção do desenvolvimento de um Sistema Nacional da Qualidade, de forma a integrar todas as componentes relevantes para a melhoria da qualidade de produtos, processos e serviços”, destacou Basílio Muhate, acrescentando que, com base no slogan “O Seu Parceiro para a Qualidade”, o Governo está a desenvolver as actividades de Normalização, Metrologia, Avaliação da Conformidade e Gestão da Qualidade, que visam o desenvolvimento da economia nacional e para enfrentar os desafios globais da qualidade de produtos e serviços.
“É neste sentido, que o nosso Governo tem como prioridade neste quinquénio 2025-2029, o investimento na qualidade dos serviços, pois permite a transformação com impactos significativos tanto nos resultados financeiros como na competitividade das empresas”, concluiu.