No âmbito da visita do Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, a Moçambique, decorre, em Maputo, o Fórum Empresarial Moçambique – Brasil, que tem como objectivo estabelecer e consolidar parcerias económicas estratégicas, robustas e orientadas para resultados concretos.
O Embaixador Alex Giacomelli, Director do Departamento de Promoção Comercial, Investimentos e Agricultura do Ministério de Relações Exteriores do Brasil, destacou a necessidade de diversificação de investimentos brasileiros em Moçambique, que actualmente estão concentrados em alguns sectores específicos.
Alex Giacomelli salientou que Moçambique é um parceiro estratégico do Brasil, com a facilidade da língua que une os seus povos.
O Vice-Presidente da CTA, Amâncio Gume, convidou os empresários brasileiros a aumentarem os seus investimentos, destacando algumas vantagens competitivas que Moçambique oferece aos investidores brasileiros, incluindo:
– Localização geoestratégica estratégica;
– Recursos naturais abundantes e diversificados;
– Um sector agrário com potencial incomparável;
– Uma das costas mais extensas da região, com 2.700 km.
Amâncio Gume reafirmou o compromisso da CTA de acompanhar investidores, facilitar negócios, desbloquear barreiras e garantir que o investimento brasileiro encontre em Moçambique um parceiro estável, confiável e estrategicamente alinhado com os seus interesses.
Por seu turno, o Director Geral da Agência para Promoção de Investimentos e Exportações (APIEX), Luís Machava, destacou as reformas em curso para melhorar o ambiente de negócios em Moçambique, incluindo a redução da burocracia, digitalização de processos, modernização da legislação laboral, facilitação do licenciamento e criação de incentivos sectoriais para investimento.