O Pelouro de Desenvolvimento do Agronegócio e Pescas da CTA, representado pelo respectivo Presidente, Yacub Latif, e Vice-Presidentes para as áreas de Nutrição e Avicultura, Rafael Nzucule e Loko Roger, participaram no Fórum sobre o Futuro da Avicultura na SADC, que decorreu em Lusaka, na Zâmbia.
Durante a sessão de abertura do Fórum, realizada no dia 25 de Novembro, o Ministro de Pecuária e Pescas da Zâmbia, Peter Kapala, destacou que a avicultura representa cerca de 40% do sistema agroalimentar zambiano, sendo que 80% da produção nacional provém de pequenos produtores.
Com base nestes indicadores, o Governo da Zâmbia decidiu incluir o sector avícola entre os oito sectores prioritários para o crescimento económico do país, sublinhando o seu papel na geração de emprego, na segurança alimentar e na redução da pobreza.
Na sua intervenção, o Presidente do Pelouro de Desenvolvimento do Agronegócio e Pescas da CTA, Yacub Latif, apresentou o papel da CTA como interlocutor válido e mais representativo do sector privado no diálogo com o Governo de Moçambique, partilhando casos de sucesso em matéria de advocacia para reformas de políticas públicas e legislação económica que têm melhorado o ambiente de negócios no país.
Yacub Latif convidou os empresários presentes a investirem em Moçambique e desafiou os organizadores a realizarem em Moçambique a próxima edição do Fórum, prevista para finais de 2026.
A participação da CTA neste importante encontro regional contou com o co-patrocínio da GAIN (Global Alliance for Improved Nutrition) e da AGRA, entidade anfitriã do evento, reforçando o compromisso conjunto com a transformação sustentável da cadeia de valor da avicultura na África Austral.
A delegação moçambicana que participou no Fórum integrou também o Director Nacional de Pecuária, Rafael José Escrivão, o Secretário-Executivo da AMIA, Zeiss Lacerda, e um grupo de jovens empreendedores nacionais do sector avícola.
