DESEMPENHO DAS EMPRESAS CRESCEU LIGEIRAMENTE NO I SEMESTRE DE 2024

O Índice de Robustez Empresarial cresceu em 1 ponto percentual no I Semestre de 2024, passando a fixar-se em 31%, reflectindo a média ponderada dos índices provinciais.

De acordo com o Relatório do Índice de Robustez Empresarial, computado pela CTA e apresentado hoje no Economic Briefing, contribuíram para este nível de desempenho empresarial, o início da campanha de comercialização agrícola e o início da época de exportação de produtos como o algodão.
Como aspecto negativo, a avaliação da CTA aponta o relativo aumento dos insumos no sector agrícola e o aumento dos custos com a logística.
“Não menos importante, e esta é a base das divergências havidas entre os pronunciamentos do Governador do Banco de Moçambique e a nossa constatação, como CTA, é o facto de, apesar da estabilidade cambial positiva que se regista e do consequente aumento das reservas internacionais líquidas para suportar importações de bens e serviços, o agravamento do acesso a divisas no mercado nacional tem sido um factor bastante negativo e que influencia nas transacções empresariais, particularmente aquelas que dependem do comércio internacional. Ou seja, apesar desta estabilidade cambial a que aplaudimos, a circulação e/ou disponibilidade de divisas está aquém do desejado, para sustentar a actividade empresarial”, referiu o Presidente da CTA, Agostinho Vuma, na sua intervenção no Economic Briefing.