FACIM 2024: CTA PROMOVE 2ª EDIÇÃO DO “CANTO DO EXPORTADOR”

Com base nos resultados da XIX edição da CASP, realizada em Maio último, este ano, a CTA participa na FACIM promovendo exportações e trocas comerciais, através da segunda edição do “CANTO DO EXPORTADOR”, que se pretende que seja um dos lugares mais visitado da feira e se espera, também, que seja um espaço onde grande parte das parcerias sejam fechadas.

De acordo com a manifestação de interesse para o registo de fornecedores para o Market Place, com foco para a promoção da exportação de produtos tradicionais, até ao momento, inscreveram-se 42 empresas nacionais.
Igualmente, a CTA irá disponibilizar informações sobre o acesso a mercados preferenciais, como o da SADC, Zona de Comércio Livre Continental Africana, União Europeia, Reino Unido, EUA, entre outros, com o fito de minimizar a assimetria de informação existente no seio da comunidade empresarial.

Para o efeito, será disponibilizada uma brochura contendo informação sobre os critérios e requisitos para exportar para esses destinos, assim como constarão detalhes das empresas inscritas e seus produtos e/ou serviços.

O Market Place vai, também, proporcionar aos compradores, vendedores e exportadores nacionais e estrangeiros, a oportunidade de interagir sobre as oportunidades existentes no âmbito dos alimentos fortificados, abrindo deste modo, perspectivas de novos mercados.

“Neste capítulo, estamos a trabalhar com várias organizações internacionais congêneres da CTA, nomeadamente, a Federação Indiana das Câmaras de Comércio e Indústria, para garantir que empresários indianos, formem parcerias com empresários nacionais, nas diferentes áreas de investimento, com destaque para aquelas em que o País detém uma capacidade significativa de dar resposta”, acrescentou o Presidente da CTA, Agostinho Vuma, falando na cerimónia de lançamento da 59ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), a decorrer de 26 de Agosto a 1 de Setembro de 2024, em Ricatla, Marracuene.

Segundo o Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, para esta edição da FACIM são esperados mais de 3.300 expositores, dos quais 2.300 empresas nacionais, 26 países, 750 empresas estrangeiras e 65.000 visitantes. Das inovações, há a destacar o Pavilhão da Industrialização, através do qual pretende-se exaltar o potencial da indústria nacional e o melhor do Made in Mozambique, e o Pavilhão dos Corredores de Desenvolvimento, cujo foco serão os vários projectos e iniciativas estruturantes em implementação nos principais Corredores de Desenvolvimento (Norte, Centro e Sul).
À semelhança das edições anteriores, a FACIM 2024 inclui, para além da exposição, a realização de eventos promocionais, nomeadamente, seminários temáticos e fóruns de negócios com envolvimento de entidades nacionais e estrangeiras, com o objectivo de apresentar oportunidades de investimento e de negócios em vários sectores de actividade económica.