INICIATIVA DA CTA E SBNMOZ: Premiadas as empresas vencedoras do Concurso Nutrideal 2023

A CTA e a Rede de Empresas para a Expansão de Nutrição em Moçambique (SBNMOZ) procederam, hoje, à entrega dos prémios às empresas vencedoras do concurso local SUN PITCH Competition, realizado em 2023 no âmbito da 4ª Edição do NutriDeal, uma iniciativa virada para o fortalecimento das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) que operam nos sistemas alimentares pela nutrição, no País.

Trata-se das empresas Quinta da Família (Província de Maputo), que ocupou o primeiro lugar e tem como prémio sete mil dólares norte-americanos e assistência na implementação do seu modelo de negócio; Farma do Zambeze (Província de Tete), segundo lugar, cujo prémio inclui cinco mil dólares e assistência na implementação do seu modelo de negócio; e, em terceiro lugar, ficou a empresa Xima de Namaua (Província de Cabo Delgado) e tem como prémio uma viagem para participar na Conferência Global do Movimento SUN (Scaling Up Nutrition), em Kigali, Ruanda, em Novembro do ano em curso.

O Presidente da CTA, Agostinho Vuma, saudou as empresas vencedoras e fez votos para que continuem a apostar na produção e provimento, ao mercado moçambicano, de alimentos nutritivos.

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), Moçambique perde mais de 10% do seu PIB anual devido à desnutrição crónica. Neste âmbito, a CTA considera crucial a intervenção do sector privado para reverter este quadro de insuficiência de micronutrientes no seio da população moçambicana.

Na ocasião, o Presidente da CTA enumerou algumas oportunidades de negócio associadas à melhoria dos sistemas alimentares, estado nutricional da população moçambicana, segurança alimentar e nutricional, segurança e qualidade dos alimentos e outros temas conexos, nomeadamente: Investimento na produção, qualidade e regularidade de culturas agrícolas como milho e soja, para o fabrico da ração; Armazenamento, conservação e transporte da produção; Processamento do ovo em pó, separação e congelamento da gema e clara; entre outras.