CONFEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES ECONÓMICAS DE MOÇAMBIQUE

CONFEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES ECONÓMICAS DE MOÇAMBIQUE

AFREXIMBANK GARANTE FINANCIAMENTO AO SECTOR PRIVADO PARA DINAMIZAR AS EXPORTAÇÕES NACIONAIS

AFREXIMBANK GARANTE FINANCIAMENTO AO SECTOR PRIVADO PARA DINAMIZAR AS EXPORTAÇÕES NACIONAIS


O Director para África Austral do Banco Africano de Exportação e Importação (AFREXIMBANK), Gift Simwaka, manteve um encontro nesta Quarta-feira, 7 de Fevereiro, com o Conselho Directivo da CTA, durante o qual manifestou interesse de financiar projectos do sector privado moçambicano com vista a dinamizar as exportações nacionais. Gift Simwaka não anunciou o montante, mas assegurou a disponibilidade de financiamento sobretudo para o agroprocessamento.
No encontro, que durou cerca de uma hora, a Direcção da CTA e o Director do AFREXIMBANK discutiram as melhores formas de cooperação para a expansão das exportações de produtos nacionais não tradicionais, a diversificação de mercados, e a promoção da participação activa do sector privado no desenvolvimento do comércio.
“O Banco tem como objectivo estimular a expansão, diversificação e desenvolvimento do comércio a nível do continente. A ideia é promover o comércio de África para África e de África para fora, com destaque para os países asiáticos”, explicou Gift Simwaka, falando à imprensa após o encontro com a CTA.
“O AFREXIMBANK tem uma forte componente no agroprocessamento, e é neste sector que pretende concentrar o seu financiamento porque é necessário agregar valor nos nossos produtos e colocá-los em outros mercados. Estes são os primeiros contactos e vão se seguir outros passos, que incluem a assinatura de um Memorando de Entendimento”, referiu Mariam Umargy, Presidente do Conselho Fiscal na CTA.
O AFREXIMBANK foi criado em 1993, contando actualmente com 125 membros, entre países, incluindo Moçambique, e instituições. Desde então, Moçambique apenas recebeu financiamento para quatro empresas nacionais, totalizando 90 milhões de dólares norte-americanos.

Facebook
Twitter
LinkedIn