Agostinho Vuma eleito Presidente da Confederação Empresarial da SADC

368

O Presidente da CTA, Agostinho Vuma, foi eleito Presidente da Confederação Empresarial da SADC (SADC BC) e Membro do respectivo Comité Executivo (EXCO), pela Reunião Geral Anual do órgão, realizada em Outubro de 2020.

A SADC BC é o órgão máximo das associações empresariais ao nível da SADC, que integra 16 Estados Membros e 6 Associações Empresariais. 

A SADC Business Council tem como missão influenciar a formulação de políticas públicas para facilitação do acesso ao mercado, industrialização, desenvolvimento de cadeias de valor e desenvolvimento sócio-económico regional, continental e mundial. 

O Secretariado Interino desta agremiação funciona junto da NEPAD Business Foundation. 

O Comité Executivo da SADC BC segue o modelo da Troika da SADC e é composto por um Presidente, Vice-Presidente e um Tesoureiro. 

Para o mandato 2020-2021 compõem o Comité Executivo da SADC BC: 

Presidente: Agostinho Vuma – Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA);  Madalitso Kazambe – Câmara de Comércio e Indústria do Malawi (MCCI) e Angelina Ngalula- Fundação do Setor Privado da Tanzânia (TPSF).

Informa-se, ainda, que o Comité Executivo da SADC BC irá reunir na próxima 6a feira, 19 de Fevereiro, com a Secretária Executiva da SADC, onde serão abordadas as prioridades deste órgão e os mecanismos de articulação com o Secretariado Executivo da SADC.

A CTA irá apostar, nesta presidência, na endogenização da economia regional através do financiamento ao desenvolvimento industrial e no fortalecimento de parcerias para a partilha dos recursos em prol do desenvolvimento empresarial e dos povos da Comunidade.

Pela Melhoria do Ambiente de Negócios!