Estratégia Associativa

Base impulsionadora do crescimento do movimento associativo

Uma das missões da CTA, na sua acção para influenciar a criação de um melhor ambiente de negócios, é a promoção de medidas que impulsionem o crescimento de um movimento associativo forte, participativo, socialmente responsável e capaz de influenciar a tomada de decisões. Esta função é desempenhada pelos serviços de apoio aos membros e relações institucionais que:

• Facilita uma comunicação eficiente, eficaz e transparente aos seus membros e aos outros intervenientes;
  • Apoia os membros no seu crescimento e desenvolvimento;
  • Garante que o trabalho realizado pela CTA inclua os contributos dos membros e dos intervenientes, para tornar os resultados da CTA mais representativos do Sector Privado;
  • Faculta informação atempada sobre os tópicos tratados pela CTA e o desenvolvimento do Sector Privado.

Da maneira mais eficiente possível, a CTA construiu uma estrutura de apoio por todo o País de modo poder satisfazer as necessidades dos seus membros.
Para atender algumas necessidades específicas, como a arbitragem comercial, a formação profissional e a luta contra o HIV/Sida nas empresas, a CTA criou três organizações externas.
A CTA conseguiu estabelecer uma rede ampla de relações institucionais e parcerias, a nível nacional e internacional.

Membros

Os membros da CTA são as Federações, Câmaras de Comercio e Associações de empresas que produzam, distribuam ou vendam produtos ou serviços.

A CTA tem 131 Membros entre Federações, Camaras de Comercio e Associações que representam vários sectores de actividade, como por exemplo: transportes, comércio, indústria, aviação civil, hotelaria e turismo, banca, segurança privada, agricultura, farmácias, navegação marítima, publicidade, obras públicas, consultoria, câmbios, estética, etc. No total, estas associações representam cerca de 4000 empresas, com um crescimento constante.

Embora o perfil dos membros seja irregular, nenhuma outra organização em Moçambique se aproxima da base de associações da CTA. O estatuto de membro da CTA – devidamente encorajado e fortalecido – representa, deste modo, um recurso institucional potencialmente poderoso para a reforma do ambiente de negócios e para o desenvolvimento do Sector Privado.

Para o fortalecimento dos membros, projecta-se continuar e acelerar os esforços de maior concentração em Federações Sectoriais, em vez de dispersão da estrutura de associados. Espera-se com este exercício, agrupar todas as associações económicas provinciais de modo a que o Sector Privado ao nível da província esteja representado por uma única voz.

Como Tornar-se Membro

Fundadores: que assinaram a Acta da Assembleia Geral constitutiva da Confederação ou a que a ela aderiram nos 30 dias seguintes;

Efectivos: que tenham aceite os Estatutos da Confederação e, simultaneamente, tenham sido admitidos para Membros da CTA;

Honorários: que tenham prestado relevantes serviços ao desenvolvimento da cultura do associativismo e da actividade empresarial nacional, tendo-se, simultaneamente, distinguido por serviços excepcionais prestados à CTA.

Para se inscrever como membros Efectivos, as associações, uniões, federações devem:

• Representar interesses económicos empresariais;
  • Aceitar os Estatutos;
  • Possuir Estatutos que sejam compatíveis com os Estatutos da CTA;

Comprometer-se a pagar a jóia, as quotas mensais e a cumprir com os deveres estabelecidos nos Estatutos. O pedido de admissão das associações é dirigido para o Conselho Directivo da CTA e deverá ser acompanhado dos seus estatutos e eventuais regulamentos, bem como de uma relação das empresas associadas.

O pedido de admissão das federações e uniões deve ser acompanhado de um exemplar dos seus estatutos e respectivos regulamentos, do regime de quotização, de um exemplar dos últimos relatórios de actividades e contas bem como de uma relação das associações filiadas. Presentemente, no acto de admissão, os membros devem pagar a jóia, no valor de 20 000 MT (vinte mil meticais) e uma quota mensal, no valor de 500 MT (quinhentos meticais).

Quem pode ser Membro da CTA?

Podem se tornar membros da CTA, as Federações Sectoriais, Câmaras de Comércio e Associações Económicas formalmente estabelecidas.

Como se tornar membro da CTA?
Para se inscrever e tornar-se membro efectivo da CTA, as Federações Sectoriais, Câmaras de Comércio e Associações Económicas deverão:

• Escrever uma carta dirigida ao Presidente da CTA solicitando a sua filiação indicando o sector económico a que representa;
  • Aceitar os Estatutos da CTA;
  • Submeter Estatutos que sejam compatíveis com os Estatutos da CTA;
  • Comprometer-se no pagamento da jóia e das quotas mensais e cumprir com os deveres estatutários da CTA.

Existem Três Categorias de Membros

• Representar interesses económicos empresariais;
  • Aceitar os Estatutos;
  • Possuir Estatutos que sejam compatíveis com os Estatutos da CTA;
  • Comprometer-se a pagar a jóia, as quotas mensais e a cumprir com os deveres estabelecidos nos Estatutos.

Associação

Federação e União