Confederação das Associações Económicas de Moçambique

BANCO ALEMÃO LANÇA LINHA DE CRÉDITO DE 6 MILHÕES DE EUROS PARA APOIO ÀS MPME´S MOÇAMBICANAS NO ÂMBITO DA COVID-19

O Banco Alemão de Desenvolvimento em Moçambique (KFW) lançou uma linha de crédito no valor de 6 milhões de euros (cerca de 490 milhões de meticais) para apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME´s) moçambicanas, afectadas pelos impactos negativos da COVID-19.

Para efeitos de repassagem dos 6 milhões de euros para as empresas, o Banco de Moçambique rubricou hoje, 29 de Março, os acordos interbancários de subvenção com cinco instituições de crédito que operam no País, nomeadamente: Millennium BIM, BCI, Société Générale, MyBucks e Microbanco Confiança.

Esta linha de crédito destina-se a cobrir parte das necessidades de fluxo de caixa (tesouraria) e outras despesas fixas das MPME´s, como forma de aliviar a pressão sobre as empresas nacionais afectadas pelos impactos da COVID-19.

Para o sector privado, esta linha é muito insuficiente para atender às necessidades do tecido empresarial nacional afectado pelas restrições impostas no âmbito das medidas de prevenção do alastramento da COVID-19.