BVM REGISTA EVOLUÇÃO POSITIVA NO II TRIMESTRE DE 2023

A Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) registou uma evolução positiva em quase todos os indicadores no II Trimestre de 2023, com destaque para o Volume de Negócios (+103,2%) e o Índice de Liquidez (+94,4%). Intervindo no Economic Briefing sobre as “Dinâmicas do Mercado Bolsista no II Trimestre de 2023″, o PCA da BVM, Salim Valá, anunciou que em Abril a BVM foi desmutualizada, ao ser transformada de IP – Instituição Pública, para SA – Sociedade Anónima, passando a ter uma perspectiva mais empresarial, em linha com os interesses das empresas e dos investidores.
Nesta perspectiva, frisou que a parceria com a CTA pode impulsionar as empresas ligadas aos sectores do Agronegócio, Turismo, Pesca, Transportes e Logística, Banca, Indústria Extractiva e Indústria Transformadora, a usarem mais o Mercado de Capitais. Igualmente, anunciou a introdução, brevemente, de Obrigações de Financiamento Sustentável e Obrigações Municipais, e outros produtos em perspectiva.