COM ÀS OPORTUNIDADES IDENTIFICADAS ENTRE MOÇAMBIQUE E RUSSIA: PR acredita que o comércio e investimento vai crescer

130

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, está confiante no incremento das relações comerciais entre os dois países e afirmou que Moçambique tem potencial para firmar parcerias de negócios com empresários russos.

Na abertura do Fórum de Negócios, o Chefe do Estado Moçambicano apelou aos empresários nacionais a focalizarem os seus interesses nas áreas estratégicas que o Governo de Moçambique elegeu como prioritárias, nomeadamente a agricultura, energia, turismo e infra-estruturas.
Alertou aos empresários moçambicanos a aproveitarem a experiência que a Rússia detém em diferentes domínios de modo a trazerem soluções naquilo que Moçambique precisa.
“Para o desenvolvimento do sector da agricultura, por exemplo, temos terras férteis, recursos hídricos e condições agroecológicas para a prática desta actividade. Este sector é promissor, pois tem mercado no país, na região Austral, no continente e no mundo, quer nas culturas alimentares, quer nas de rendimento”, referiu Filipe Nyusi.
O Presidente de Moçambique minimizou as inquietações de alguns empresários nacionais em relação às sanções impostas à Rússia pela União Europeia e pelos Estados Unidos da América, referindo que aquele país Euro-asiático está na expectativa de incrementar a cooperação, nos mais variados domínios, com a África, e em especial com Moçambique. Apontou como exemplo prático disso, a realização em Outubro próximo do Fórum Rússia-África.