COMÉRCIO INTRA-ÁFRICA PODE MINIMIZAR OS PROBLEMAS DE FINANCIAMENTO À AGRICULTURA

275

O segundo painel da XVI CASP que abordou o tema “modernização da agricultura através do investimento estrangeiro e exportações” teve como orador principal Mabouba Diagne, Vice-presidente da TDB – Trade Development Bank das Maurícias. Referiu-se que os problemas de financiamento à agricultura podem ser minimizados ou até mesmo ultrapassados com o comércio Intra-África, olhando para as necessidades de consumo de cada país e as suas potencialidades de produção.

Destacou-se que Moçambique tem boas condições para o desenvolvimento da agricultura, no entanto, continua a exportar produtos agrícolas não processados. Sobre esta questão, colocou-se a possibilidade de Moçambique convidar esses países que importam produtos em bruto para dotarem Moçambique de tecnologia que detém e posterior compra de produtos já processados.

Igualmente, referiu-se ao facto de os Bancos de Desenvolvimento em Africa estarem sob gestão de jovens africanos altamente qualificados e conhecedores das dificuldades dos países africanos o que pode facilitar a execução de projectos de investimentos para a massificação da indústria agro-alimentar no continente.