COMPACTO II FOCADO NA TRANSITABILIDADE NAS ZONAS RURAIS

A melhoria das condições de transitabilidade, sobretudo nas zonas rurais, é uma das principais prioridades do Compacto II, financiado pelo Governo americano através do Millennium Challenge Corporation (MCC) e ser implementado na província da Zambézia e com impacto noutras províncias vizinhas.

Segundo foi revelado no Seminário de Divulgação do Acordo de Financiamento do Compacto II para Moçambique, foram identificadas 26 estradas prioritárias, das quais seleccionadas 14, sendo de destacar os troços da EN1 de Namacurra/Mocuba/Rio Ligonha e a construção da segunda ponte sobre o Rio Licungo, assim como a Circular de Mocuba. Entretanto, a construção dessas estradas será por prioridade e deverá ser garantida a sua sustentabilidade e resiliência aos eventos climáticos.

Para além da componente de infraestruturas, o Compacto II inclui as reformas de Política e Institucional, tendo como um dos objectivos, garantir a sustentabilidade na gestão das estradas construídas.

A primeira fase do Programa é de preenchimento de condições precedentes, ao que se seguirão os trabalhos de procurement e projectos, incluindo a contratação da equipa de implementação. A segunda fase, será de construção de estradas e da ponte em Mocuba.

A experiência do Compacto I mostrou que era necessário um período de pré implementação. Assim, diferentemente do Compacto I onde esse período foi de, apenas, 1 mês, desta vez foram 18 meses.

Os targets do Programa incluem a redução dos custos de transporte e o aumento do investimento e da produtividade agrícola. Moçambique comparticipa com 7,5% do valor total, estimado em 537 milhões de dólares norte-americanos.