Foi com entusiasmo e orgulho que a CTA tomou conhecimento da assinatura do Acordo de Financiamento do Compacto II para Moçambique, entre o Governo e o Millennium Challenge Corporation no montante de USD 537.5 milhões.
O Compacto II para Moçambique cobrirá três áreas, nomeadamente Promoção do Investimento na Agricultura Comercial, Conectividade e Transporte Rural e Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Costeiro, tendo a Zambézia como província prioritária.
A concretização deste programa constitui uma oportunidade impar para alavancar o sector privado nacional num momento que ainda se recompõe dos efeitos dos sucessivos choques que assolaram o nosso país nos últimos anos.
Juntando com o montante de USD 300 milhões do Acordo assinado, também, este ano com o Banco Mundial para o Fundo de Garantia Mutuária totalizam USD 837.5 milhões, o valor mobilizado pelo Governo que poderá impulsionar o desenvolvimento do sector privado moçambicano.
Neste contexto, a CTA se revê neste acordo e compromete-se a engajar-se na implementação frutífera do Compacto II, que constitui uma oportunidade do sector privado, enquanto parceira na execução do projecto.
A concretização do Compacto II poderá, também, ajudar, particularmente, a PMEs a alargar o seu mercado e com isso melhorar a sua robustez financeira.
Recordar que durante a XVIII CASP, foram promovidas duas sessões de divulgação das oportunidades de negócios associadas ao II Compact, sessões que mereceram muita adesão do sector privado.
Pela Melhoria do Ambiente de Negócios!