COMUNICADO DE IMPRENSA

A CTA- Confederação das Associações Económicas de Moçambique tomou conhecimento, de forma perturbante e chocante, da ocorrência de mais dois raptos na manhã de ontem, dia 07 de Outubro de 2021, na cidade de Maputo, dos cidadãos Basit Gani, médico afecto ao Hospital Privado de Maputo e Vice-Presidente da Associação Moçambicana de Empresários e Empreendedores Muçulmanos (AMMEM), e Nazir Tadkir, empresário na área de restauração, aprofundando o clima de incerteza e insegurança no país.

Unindo a voz da classe empresarial, em especial com a da AMEEM, a CTA vem mais uma vez repudiar este acto criminoso e hediondo cujas consequências afectam não só às famílias das vítimas e à classe empresarial mas igualmente aos cidadãos moçambicanos no geral na medida em que uma das vítimas é um cidadão que serve o povo no sector da saúde, um sector já fragilizado pela falta de pessoal médico para cobrir a demanda nacional e pelo impacto nefasto da pandemia da Covid19.

Estes raptos revelam que a criminalidade em que a sociedade moçambicana está mergulhada, está a atingir níveis alarmantes contribuindo para um maior clima de desespero, incerteza e insegurança, afectando negativamente o ambiente de negócios e o investimento privado em Moçambique.

A CTA condena estes crimes horrendos e reivindica veemente que as entidades competentes accionem imediata e aceradamente os mecanismos para combater de forma eficiente, concreta e com resultados visíveis estes crimes, por forma a devolver a paz, a segurança e a estabilidade à classe empresarial e ao país.

Manifestamos ainda o nosso sentimento de pesar e solidariedade aos familiares, a comunidade empresarial e a sociedade em geral por esta ocorrência.

Por um Melhor Ambiente de Negócios!