CONSELHO DE MONITORIA DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS: MIC E CTA EM ACERTOS FINAIS

O Ministério da Indústria e Comércio (MIC) e a CTA reuniram-se, hoje, para os acertos finais da realização do X Conselho de Monitoria do Ambiente de Negócios (CMAN), a ter lugar na quarta-feira, 17 de Abril corrente, dirigido pelo Primeiro-Primeiro.

Com o objectivo de avaliar o nível de implementação da matriz de seguimento da XVIII Conferência Anual do Sector Privado (CASP) e questões pertinentes ao ambiente de negócios, o CMAN é o órgão superior de gestão e monitoria do Diálogo Público-Privado (DPP).

Participam no CMAN, ministros das áreas económicas, directores nacionais, pelouros sectoriais da CTA e parceiros de cooperação. Espera-se que os ministros esclareçam certas preocupações do sector privado, como o pagamento de facturas atrasadas aos fornecedores do Estado, o reembolso do IVA, a carga fiscal (taxas e taxinhas), raptos, acesso ao financiamento, entre outros.

Este CMAN tem, igualmente, o condão de preparar a XIX CASP, discutindo o ponto de situação das matérias acordadas na última Conferência.
No encontro, a CTA partilhou, com o Ministro da Indústria e Comércio, o roteiro e todos os detalhes da Missão Empresarial para Lisboa e Porto, a realizar-se de 22 a 24 de Abril corrente, com a participação de mais de 80 empresários moçambicanos, maioritariamente dos sectores do Agro-indústria, Energia, Turismo, Transporte e Logística, Finanças e Construção Civil.

O Ministro Silvino Moreno apreciou a forma como a Missão está a ser organizada, incluindo o formato das sessões e deu algumas recomendações, com destaque para a inclusão da indústria metálica.
Durante a Missão, as sessões decorrerão num formato de mesas redondas sectoriais e focadas, com destaque para as mesas redondas dos sectores de Petróleo e Gás, Agro-indústria, Transporte e Logística, Serviços Financeiros, Construção Civil e Importação e Exportação.
Igualmente, estão previstas visitas a empreendimentos, exposição de produtos e serviços e um fórum de negócios Portugal – Moçambique sob o tema: INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS PORTUGUESAS NOS PALOP – O CASO DE MOÇAMBIQUE.
Este será o momento mais alto da Missão, que terá lugar no dia 24 de Abril e dirigido pelo Governo de Moçambique, onde serão assinados alguns acordos de cooperação empresarial.
São parceiros desta Missão Empresarial, a Agência para a Promoção de Investimentos e Exportações (APIEX), a Associação Industrial de Portugal (AIP), a Câmara de Comércio Moçambique – Portugal (CCMP), a Confederação Empresarial da CPLP e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).