Conselho Empresarial Distrital de Nicoadala na forja

579

zambia_2.jpg

No seguimento da criação dos Conselhos Empresariais Distritais (CED`s), o Conselho Empresarial Provincial da Zambézia reuniu-se no dia 16 de Setembro corrente, no distrito de Nicoadala, com os agentes económicos locais para explicar as vantagens e a necessidade de criação dos CED´s.

Para além dos agentes económicos, participou no encontro a Directora dos Serviços Distritais de Actividades Económicas de Nicoadala.
O Gestor do CEP da Zambézia, Charles Chichone, explicou aos presentes a necessidade de oficialização do CED, seu funcionamento, estrutura do DPP e os mecanismos consultivos, tendo sido agendada na mesma ocasião o dia 27 de Setembro do ano em curso a oficialização do CED de Nicoadala.
A criação dos Conselhos Empresariais Distritais tem em vista permitir que o sector privado faça a radiografia ao nível local dos assuntos que afectam o desenvolvimento de negócios.
Os mesmos são interlocutores do empresariado local jundo dos Governos distritais no diálogo público-privado visando o fortalecimento do ambiente de negócios ao nível dos distritos.
Igualmente, são responsáveis pela elaboração da matriz de trabalho sobre os principais constrangimentos que impedem o desenvolvimento de negócios ao nível dos distritos e elaboração das recomendações para o DPP ao nível Provincial e daí Nacional.
Na província da Zambézia já foi formalizado o CED de Maganja da Costa.
Importa referir que, na quarta e quinta-feira desta semana, dias 21 e 22, uma delegação, chefiada pelo Ministro da Indústria e Comércio, Max Tonela, trabalhou com o Sector Privado da Província da Zambézia. A visita foi em resposta à promessa do Presidente da República, Filipe Nyusi, feita no jantar de negócios oferecido pelo Conselho Empresarial Provincial da Zambézia, no dia 23 de Julho do ano em curso, sob o Lema “Zambézia, um Diamante em Lapidação, Rumo ao Desenvolvimento Sustentável”.
No jantar, o Presidente Nyusi prometeu enviar uma equipa do Governo para reunir-se com o Sector Privado da Província da Zambézia, num encontro de reflexão sobre os desafios que se colocam rumo ao desenvolvimento da província.