Consolidação da dimensão nacional da CTA

119

Neste 2019, a CTA consolidou a sua dimensão nacional, no âmbito do plano de descentralização para os distritos, plasmado no seu Plano Estratégico 2017-2020. Através das Delegações Empresariais Distritais (DED´s), a CTA está, actualmente, em 87 distritos, correspondente a 57% dos 154 distritos do território nacional.

O plano de descentralização para os distritos está a ser acompanhado pela construção de Casas do Empresário, onde passam a funcionar as  Delegações Empresariais Distritais (DED´s), braço da CTA ao nível local.A contrução destas infra-estruturas está a ser financiada pela Agência de Desenvolvimento de Vale do Zambeze (ADZV) no âmbito do Memorando de Entendimento que esta instituição tem com a CTA visando apoiar as representações ao nível provincial e distrital de modo a fortalecer o movimento associativo empresarial a todos os níveis.
A mais recente inauguração da Casa do Empresário teve lugar na última sexta-feira, 27 de Dezembro, em Changara, Província de Tete, cujo acto foi dirigido pelo Governador Provincial Paulo Auade, que acredita que a construção da infra-estrutura tornará a Delegação Empresarial Distrital mais forte e preparada para apresentar e discutir, com o Governo Distritral de Changara, assuntos que preocupam os agentes económicos locais. Avaliada em cerca de 4 milhões de Meticais, a Casa do Empresário está a ser local de discussão dos assuntos de desenvolvimento e atracção de investimentos a nível do distrito, para melhorar o ambiente de negócios e as condições de vida das populações.
Semanas antes, tinham sido inauguradas as Casas do  Empresário dos distritos de Nicoadala e Namacurra, na Província da Zambezia, e do distrito de Gorongoza, em Sofala.
Ainda este ano, foi inaugurada a Casa do Empresário de Gaza, onde funciona a Delegação Empresarial Provincial (DEP), construída no âmbito do PACI – Programa de Apoio e Capacitação Institucional financiado pela USAID –  Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.