CORONAVÍRUS: Empresas enfrentam dificuldades na importação dos produtos de prevenção

411

As empresas nacionais têm vindo a enfrentar dificuldades na importação de produtos de prevenção do Coronavírus (Covid-19). Relatam que o processo de importação destes produtos, principalmente as máscaras e desinfectantes das mãos, é muito moroso e burocrático.

Os fornecedores, maioritariamente de origem portuguesa, estão com uma longa lista de encomendas e nao tem sido fácil fazer fece à demanada. Os distribuidores nacionais começam a ficar com limitação de stock, o que pode precipitar a expeculação de preços.
Ademais, os países que produzem estes produtos começaram a restringir a importação de todos os materiais de protecção da contaminação do Covid-19.
Neste momento, que o mais importante é salvar e assegurar a saúde pública, a CTA solicita ao Governo a tomar algumas medidas de facilitação do processo de importações especificas ou especiais de materiais/produtos para lidar com a situação.
Por outro lado, o Sector Privado precisa conhecer as necessidades do Governo para fazer face à demanda no sector público.