CORONAVÍRUS: Presidente da República anuncia reforço das medidas de prevenção a partir de segunda-feira

269

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, anunciou nesta sexta-feira, 20 de Março, o reforço das medidas de prevenção anteriormente anunciadas, com efeito a partir da próxima segunda-feira, dia 23, e com duração de 30 dias. Chamou atenção para a observância rigorosa das medidas anunciadas, porquanto, quanto mais prevenir, mais pode minimizar o impacto, tanto sob ponto de vista de tempo assim como de prejuízos.

Na sua Comunicação à Nação, o Presidente da República apelou à calma, referindo que o Executivo decidiu criar uma Comissão Técnica Científica para aconselhar o Governo na tomada de decisões e acções.
Até ao momento foram identificados 35 casos suspeitos cujos resultados foram negativos para o Covid 19 e estão em quarentena obrigatória 267 cidadãos, entre nacionais e estrangeiros provenientes de países de alto risco.
O plano de prevenção e mitigação, inclui a criação, em todo o país, de unidades de atendimento com equipas especializadas com capacidade para atender 3000 doentes.
A seguir, as novas medidas anunciadas pelo Presidente da República com efeito a partir de segunda-feira, durante 30 dias:

  • Criação de uma Comissão Técnica Científica para aconselhar o Governo na tomada de decisões e acções;
  • Suspensão e cancelamento de todos os vistos, tanto de entrada assim como de saída;
  • Quarentena domiciliária obrigatória de 14 dias para todos os viajantes;
  • Encerramento de todos os estabelecimentos de ensino público e privado desde a pré-primária até ao ensino superior;
  • Suspensão de todos os eventos (de carácter social, cultural, desportivo, religiosos, celebrações) que envolvem mais de 50 pessoas excepto reuniões de interesse público que obedeçam a certos procedimentos;
  • Obrigatoriedade de medidas de prevenção em instituições públicas e privadas para reduzir risco de contaminação;
  • Reforço da fiscalização e vigilância para garantir o funcionamento da cadeia de abastecimento.