Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

CTA APOIA CAPACITAÇÃO DE PMES EM CABO DELGADO

A CTA e o Programa +Emprego, acção financiada pela União Europeia e co-financiada e gerida pelo Camões Instituto Público, realizaram, na cidade de Pemba, a cerimónia de entrega de Certificados de Auditoria Interna e de encerramento do II Ciclo do Programa Nacional de Certificação Empresarial-PRONACER, com enfoque para as PMEs de Cabo Delgado.

A CTA implementa o Projecto +Emprego desde 2021, e lhe compete desenvolver acções nos domínios do apoio à certificação da qualidade das PMEs, promoção das parcerias público-privadas, assistência técnica através de capacitações e soluções alternativas de financiamento para PMEs de jovens, lideradas ou detidas por mulheres.

Lançado em 2019, o Ciclo do PRONACER beneficiou, na sua fase inicial, a 155 PMEs a nível nacional, após um longo processo, 25 empresas foram pré-qualificadas e seleccionadas 20 para o processo de implementação de sistemas de gestão da qualidade, tendo, como resultado, 15 empresas receberam os diplomas certificação com a Norma de Qualidade ISO 9001.

No contexto da implementação do projecto + Emprego, a CTA lançou o II Ciclo do PRONACER, onde se inscreveram mais de 20 PMEs de Cabo Delgado, através de um processo competitivo, e foram seleccionadas 15, que era a meta desta fase.

Falando na cerimónia de entrega de Certificados de Auditoria Interna e do encerramento do II Ciclo do PRONACER, o Vice-Presidente da CTA, Prakash Prehlad, destacou a importânte desta fase do processo de Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade, que culminou com a realização de auditorias internas a 8 PMEs, nomeadamente: PANGEA, CHAWATI, COMPUTER SYSTEM SOLUTION, NETSHIP, CLIDIS, GRUPO MTN, NUTRIVERDE-OKALA e ABS GRÁFICA.
“Estamos convictos de que, a breve trecho, as restantes 7 empresas irão concluir com sucesso as auditorias internas”, referiu Prakash Prehlad, para depois sublinhar: ‘os certificados de auditorias internas que entregamos não representam a certificação ISO 9001, mas, sim, demonstra o nível de preparação das empresas para a realização das auditorias externas a serem realizadas pelo Instituto Nacional de Normalização e Qualidade, e desta forma apelamos o maior empenho por parte das empresas para a conclusão do processo.

O encerramento do Projecto +Emprego para o ano de 2023 representa, para a CTA, “o fim de uma jornada desafiante, cheia de aprendizados e lições valiosas, portanto, estas e outras acções, consubstanciam a nossa visão de ter um sector privado coeso, produtivo, competitivo, gerador e distribuidor da riqueza nacional” .

Participaram na cerimónia, o Embaixador de Portugal em Moçambique, o Cônsul-Geral da Beira, entre outras personalidades de Cabo Delgado.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Notícias

Newsletter

Documentos

Scroll to Top