CONFEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES ECONÓMICAS DE MOÇAMBIQUE

CTA APRESENTA AO BANCO MUNDIAL O SEU POSICIONAMENTO EM RELAÇÃO AO PAE

A CTA manteve encontro de trabalho com o Gestor do Banco Mundial para Macroeconomia, Comércio e Investimentos, Marco António Hernandez Ore, e sua equipa de economistas. No encontro, foram discutidas as medidas do PAE, tendo a CTA apresentado os resultados das várias auscultações às empresas sobre as mesmas.

A CTA começou por partilhar os desempenhos empresariais recentes, tendo destacado que a Região Norte do País atingiu, em 2021, a maior quota de exportação de produtos alimentares, sem, com isso, colocar em causa a segurança alimentar. Os maiores destaques vão para as 350 mil toneladas de feijão bôer, as 100 mil toneladas de gergelim para países do Médio Oriente, algodão e outros. Para 2022, não se prevê atingir aqueles níveis de exportações, em termos de produtos alimentares.

Sobre o PAE, foram destacadas as propostas do Sector Privado. Na área de transportes, a obrigação fiscal de se fazer o transshipment o que faz Moçambique perder, por ano, 100 milhões de dólares americanos devido a esta obrigação.
A necessidade de viabilização da cabotagem marítima obrigando que a Fiscalização ocorra, apenas, no porto de chegada.
A CTA destacou ainda a necessidade de reabilitação da Estrada Número 1 em toda a sua extensão. Por causa destes constrangimentos, a Zâmbia, que é o maior produtor de cobre da região, exporta o produto através dos portos da África do Sul que distam a 2700 km quando existe o Porto da Beira que está a cerca de 1700 km, portanto 1000 km mais perto.
Os operadores do ensino privado revelaram que o Banco Mundial quando disponibiliza apoios para o ensino em Moçambique fá-lo, apenas, para instituições públicas, quando o Sector Privado desempenha o mesmo papel. Os graduados do ensino médio optam pelo Sector Privado, simplesmente, porque não há capacidade de absorção no sector público, não significando que esses graduados tenham grande poder financeiro.
Por fim, acordou-se organizar encontros específicos de trabalhos sobre o Fundo de Garantia, Lei Cambial, organizada pelo facilitação do comércio e taxa de juro. O Banco Mundial partilhou o Memorando Económico para Moçambique que trás opções de politicas de longo prazo.