CTA busca coesão e espírito de equipa

3668

Com o fito de indução dos princípios de trabalho de equipa, reforço da coesão interna e da clarificação das expectativas entre os diferentes sectores, os Órgãos Socias da CTA, Presidentes dos Pelouros e todos os colaboradores, participaram nos dias 19 e 20 de Janeiro corrente, em Macaneta, no Team Building, uma forma inovadora de criar laços relacionais mais profundos entre colaboradores da mesma organização, de forma que a instituição consiga atingir níveis de produtividade superiores e maior satisfação da equipe.

Foram dois dias divertidos, onde os colaboradores de todas as unidades da CTA trabalharam juntos na execução e realização de diversas missões e actividades orientadas pelos profissionais da EUROSIS, com foco no trabalho em equipa e ressaltando pontos importantes da estrutura da instituição, como visão, missão e valores da CTA.
Tratou-se de um exercício que visa encontrar formas de melhorar a organização e funcionamento da CTA no seu todo a nível de estrutura e sistemas. Este exercício, enquadra-se no Pilar 1 do Plano Estratégico da CTA (2017-2020), de paradigmas em busca de uma visão comum.
Durante os dois dias, foram analisados, com profundidade, a relevância do trabalho de equipa com orientação para resultados, tendo sido ressaltada a necessidade de se ter uma visão holística; clareza nas atribuições de cada órgão e na prossecução das suas tarefas; aprimorar a comunicação nas interações; planeamento contínuo; controlo de qualidade dos processos; entre outras.
Dos princípios discutidos, sobressai a liderança, a coesão, a colaboração, a persistência e a eficiência.
Igualmente, reflectiu-se sobre as expectativas entre as diferentes unidades orgânicas da CTA em termos do que se oferece e do que se recebe.
Ficou ressaltado que, todos devem se comportar como líderes nas suas acções, devendo, para isso, ter a capacidade de influenciar membros e colaboradores da CTA de modo a trabalhar de forma entusiástica visando atingir objectivos identificados no Plano Estratégico.
O Presidente da CTA, Agostinho Vuma, realçou que o caráter de um líder é baseado em quatro sentidos: Missão, Urgência, Responsabilidade e Servir.