CTA E AMSCO ASSINAM MEMORANDO DE ENTENDIMENTO

195

A CTA e AMSCO assinaram hoje, 9 de Maio, um Memorando de Entendimento que define e estabelece os termos e condições que irão orientar o relacionamento das duas instituições na implementação de acções conjuntas nos sectores chaves da economia moçambicana, nomeadamente na Agricultura, Infraestruturas, Educação e Formação Técnico Profissional, Energias renováveis, Indústria, Mineração, Finanças e Turismo. O acordo foi rubricado pelo Presidente da CTA, Agostinho Vuma, e pela Directora da AMSCO, Hélia Nsthandoca.

As acções conjuntas permitirão a melhoria do acesso aos mercados, aos financiamentos, à competitividade das Micro, Pequenas e Médias Empresas moçambicanas no mercado local, regional e global. Igualmente, permitirão a criação de novos empregos, particularmente para jovens e mulheres.

Serão desenvolvidas acções de treinamento e capacitação direcionado à melhoria da competência dos gestores e do pessoal das Micro, Pequenas e Médias Empresas na gestão administrativa, financeira e operacional de suas empresas.

Será prestada assistência técnica para o incremento do Know-How e acesso às tecnologias, de modo a favorecer o desenvolvimento da pequena e média indústria e assistência na concepção, desenho e elaboração de projectos, planos de negócios bancáveis, assim como a facilitação no acesso a financiamentos e/ou investimentos através da vasta rede global da AMSCO de agências bilaterais e multilaterais de financiamento e/ou investimento, banca e fundos de capital de risco. Igualmente, serão desenvolvidos programas de incubação e aceleração de negócios em prol da promoção do empreendedorismo.