CTA E BAD REFORÇAM PARCERIA NA CASP E NA ASSISTÊNCIA TÉCNICA

A CTA manteve, hoje, um encontro com o Vice-Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para área do Sector Privado, Infraestruturas e Industrialização, Solomon Quaynor, que está de visita a Moçambique com foco nos corredores de desenvolvimento, numa abordagem de conectividade em busca de mais comércio entre os países africanos.

O Vice-Presidente do BAD procurou saber dos preparativos da XIX CASP, a realizar-se nos dias 15, 16 e 17 de Maio do ano em curso, e como tem sido implementado o Pacote de Medidas de Aceleração Económica (PAE), qual é a percepção do sector privado e como o BAD poderá apoiar.

O Presidente da CTA, Agostinho Vuma, partilhou a visão do sector privado sobre o contexto macroeconómico, destacando a redução da inflação que saiu de 10,3% em Março de 2023 para 4,0% em Fevereiro último, o que abriu espaço para que o Banco de Moçambique iniciasse um ciclo de reversão do curso da política monetária.

Sobre o PAE, o Presidente da CTA destacou os progressos, tendo, no entanto, feito referência aos desafios que necessitam de uma assistência técnica para avaliação do seu impacto.

Igualmente, Solomon Quaynor quis perceber o nível de dificuldades no acesso ao financiamento por parte das empresas moçambicanas, tendo em conta as altas taxas de juro que constituem empecilho, sobretudo para as Micro, Pequenas e Médias Empresas.

O BAD mostrou disponibilidade para apoiar através de criação de linhas de financiamento alternativas, à semelhança do projecto ainda em curso, apesar da limitação orçamental.

Sobre a CASP, o Vice-Presidente do BAD reiterou o apoio total do banco, bem como a participação, na Conferência, ao mais alto nível.