Confederação das Associações Económicas de Moçambique

CTA E EMBAIXADA DA ARGENTINA ACORDAM EM COOPERAR NA BUSCA DE MERCADOS E ESTABILIDADE DE FORNECIMENTO DO TRIGO

O Embaixador da Argentina em Moçambique, Juan Jorge Nunes, manteve hoje, 24 de Maio de 2022, um encontro com a CTA, onde as partes acordaram em cooperar na busca de mercados e estabilidade de fornecimento do trigo, bem assim no aumento do volume das trocas comerciais entre os dois países.

As relações comerciais entre Moçambique e Argentina, actualmente, não ultrapassam os 60 milhões de dólares norte-americanos, combinando exportações e importações. De todo este volume de comércio, 95% corresponde a importação de produtos alimentares tais como o trigo e óleo alimentar que perfazem 52 milhões de dólares americanos. As exportações de Moçambique resumem-se em móveis e suas componentes, obras de plástico, livros, tapetes, roupa de malha para mulheres, cortinados, estores, louça, artigos domésticos, espelho de vidro, entre outros.

“Pelo tipo de exportações, está claro que podemos fazer mais. Nota-se que o mercado argentino tem apetite pelos produtos de decoração, beleza e arte de Moçambique. O exemplo disso é nos móveis, onde Moçambique processa produtos madeireiros, porcelanas e barro, que é muito apreciado na Argentina”, referiu o Presidente da CTA, Agostinho Vuma.

As duas partes acordaram em organizar B2B com empresários argentinos interessados em adquirir este tipo de produto de modo Moçambique a expandir o seu mercado.

O mercado de automóveis de passageiros é apetecível aos moçambicanos e pode ser um dos dinamizadores do comércio, sendo necessário encontrar instrumentos financeiros que apoiem a realização do comércio bilateral entre empresas de Moçambique e Argentina.

Moçambique é um dos principais mercados da Argentina, particularmente em relação ao trigo e pretende-se trabalhar na promoção de parcerias para a produção e desenvolvimento de cadeia de valor de cereais. Como sector privado, a CTA propôs a assinatura de acordos bilaterais entre os governos para o fornecimento destes produtos a preços estáveis.

 

Pela Melhoria do Ambiente de Negócios!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn