CTA E EMBAIXADA DA SUÍÇA PREPARAM MISSÃO EMPRESARIAL DE INVESTIDORES SUÍÇOS PARA MOÇAMBIQUE

A CTA recebeu, hoje, o Embaixador da Federação Suíça, Alain Gaschen, com quem manteve encontro de busca de mecanismos de dinamização das relações com vista a alavancar as trocas comerciais entre os dois. No encontro, foi acordada a realização de uma Missão Empresarial de investidores suíços que pretendem invesitir em Moçambique em diferentes sectores. A vinda dos investidores suíços irá contribuir para a diversificação do investimento privado suíço em Moçambique.

No encontro, abordou-se a possibilidade de a Suíça investir na Banca em Moçambique, dada a sua enorme e reconhecida experiência neste sector, o que poderia, de alguma forma, contribuir para alargar as opções.

Uma outra área que pode atrair o investimento privado suíço é o sector de tecnologias sustentáveis, que, devido a sua transversalidade, pode impactar positivamente em outros vários sectores de actividade económica.
Para a concretização destas iniciativas de investimentos, é preciso apostar-se em parcerias entre empresários suíços e moçambicanos.
A agricultura é outro sector apontado como tendo potencial e oportunidades para investimento, porquanto Moçambique possui uma extensa terra arável e condições agro-ecológicas bastante adequadas para o desenvolvimento da agricultura.

A CTA propôs ao diplomata a criação de linhas de financiamento específicas para mobilizar a internacionalização das empresas suíças que tenham interesse de investir em Moçambique, o que poderia ser determinante para a consolidação das relações bilaterais entre os dois países, particularmente, no domínio empresarial.

Por fim, o Presidente da CTA anunciou o lançamento, em breve, do Índice de Fazer Negócios em Moçambique, um mecanismo através do qual se pretende medir o nível de eficácia e eficiência dos diferentes serviço públicos prestados ao sector privado, em Moçambique.