CTA E EMBAIXADA DE KAZAQUISTÃO IDENTIFICAM SECTORES E MECANISMOS DE COOPERAÇÃO

A CTA recebeu, hoje, o Embaixador do Kazaquistão em Moçambique, baseado em Pretória, Yerkin Akhinhanov, num encontro que serviu para a identificação dos sectores com interesse comum e mecanismos de fortalecer as relações comerciais.

O encontro acontece num momento considerado histórico, que é o da abertura do Consulado da República do Kazaquistão em Moçambique. Os sectores de turismo, aquacultura, indústria, pesca, energia e comércio no geral, foram identificados como sendo de interesse comum e, reconhecendo a enorme experiência do Kazaquistão neste tipo de investimentos, a CTA convidou o empresariado deste país, através do seu Consulado, a visitar Moçambique para, de perto, conhecer e explorar as oportunidades de negócios e parcerias nestes sectores económicos.
As partes identificaram mecanismos de cooperação para o incremento das relações comerciais entre Moçambique e Kazaquistão, que, de acordo com os dados da Balança de Pagamento, nos últimos 3 anos, situou-se abaixo de USD 0.2 milhões.

Em termos de oportunidades entre os dois países, o portfólio de exportações de Moçambique continua sendo dominado pelo carvão mineral, gás natural e o alumínio. Consta da lista, também, a energia eléctrica, as areias pesada e produtos tradicionais como castanha e amêndoa de cajú, algodão, açúcar, camarão e lagosta. Do lado das importações, destaca-se o grupo de combustíveis minerais, maquinarias e aparelhos, arroz, veículos e meios de transporte, e insecticidas.
Como acções de seguimento, as partes acordaram a realização, em breve, de um Missão Empresarial para Kazaquistão.