Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

CTA E EMBAIXADA DO EGIPTO PRETENDEM APROVEITAR AS FACILIDADES DA ZCLCA PARA AUMENTAR O VOLUME DE COMÉRCIO BILATERAL

A CTA recebeu, hoje, o Embaixador do Egipto em Moçambique, Mohamed Farghal, num encontro que serviu para reforçar as relações comerciais bilaterais. As partes defenderam a necessidade de aproveitamento das facilidades que a Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA) oferece para aumentar o volume de comércio bilateral.

Presentemente, o fluxo comercial entre Moçambique e Egipto é incipiente, havendo, por isso, necessidade de se encontrar mecanismo para o seu fortalecimento.

Dados disponíveis, indicam que, em 2022, Moçambique exportou para o Egipto ferramentas manuais, produtos hortícolas conservados, calçado, assentos, entre outros. Importou, basicamente, cimentos, extractos de malte e suas preparações, adubos minerais ou químicos, potássicos e tampões higiénicos.

No encontro, o Presidente da CTA, Agostinho Vuma, mostrou disponibilidade da instituição na constituição duma plataforma para facilitar a concretização do estabelecimento de parcerias e a promoção de comércio entre os dois países, através da realização de feiras e fóruns de negócios.
O Presidente da CTA aproveitou o ensejo para convidar o empresariado do Egipto a participar na XIX Conferência Anual do Sector Privado (CASP), previsto para os dias 16 e 17 de Maio do ano corrente. Solicitou auxílio, à Embaixada, na identificação de uma organização congénere da CTA no Egipto, para facilitar o estabelecimento de contactos, promoção de comércio e troca de informação sobre oportunidades de negócios nos dois países.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Notícias

Newsletter

Documentos

Scroll to Top