A CTA e o Programa +Emprego, acção financiada pela União Europeia e co-financiada e gerida pelo Camões Instituto Público, prosseguem com as acções que visam o aumento da competitividade das PME´s de Cabo Delgado.
No âmbito do Programa, foi lançada a Campanha Empresa +Emprego, através da qual pretende-se dar visibilidade e reconhecimento às PME’s de Cabo Delgado que valorizam a Responsabilidade Social, Ambiental e Governação Corporativa, pautando pela empregabilidade de jovens da província e da comunidade em que as mesmas operam.
Através de um processo competitivo, as empresas concorrentes são chamadas a demostrar suas acções para a promoção do emprego digno, valorizando as boas práticas para o emprego de jovens, mulheres e pessoas portadoras de deficiência, bem como a valorização de práticas inovadoras de gestão de Recursos Humanos.
Desta forma, serão premiadas as 3 melhores empresas, que terão, como prémio, o direito de participar num evento internacional; acesso directo a programas de certificação especializada; participação, como caso de sucesso, na 19ª Conferência Anual do Sector Privado (CASP); e capacitação para os responsáveis dos Recursos Humanos da empresa.
Falando no workshop de Responsabilidade Social, Ambiental e Governação Corporativa, que se realizou no âmbito da Campanha Empresa +Emprego, o Presidente da CTA, Agostinho Vuma, destacou a singularidade deste Programa, frisando que o mesmo está alinhado com o Plano Estratégico 2021-2024 da CTA, que, dentre outros objectivos, visa o aumento da competitividade do sector privado nacional.
“Promover práticas empresariais éticas e sustentáveis por meio da Responsabilidade Social, Ambiental e Governação Corporativa é fundamental para o sucesso a longo prazo de uma empresa. Esses três elementos estão interligados e desempenham papéis cruciais na construção de uma reputação sólida, na gestão de riscos e na contribuição para o bem-estar da sociedade e do meio ambiente”, sublinhou Agostinho Vuma.
Num outro desenvolvimento, destacou outras acções levadas a cabo pela CTA no âmbito do Projecto +Emprego, que têm em vista aumentar a competitividade das PME’s de Cabo Delgado, nomeadamente, o apoio à certificação de qualidade de 15 PME’s; Implementação, em parceria com o Instituto de Soldadura e Qualidade, do curso de Auditores de Qualidade e Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade; Assistência técnica às PME’s de Cabo Delgado em capacitação empresarial, em parceria com o Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC); Apoio financeiro para projectos de 16 Jovens através das salas de negócio em Pemba e Montepuez.
Por seu turno, o Embaixador da República de Portugal em Moçambique, António Costa Moura, destacou a importância da parceria com a CTA na implementação do Programa +Emprego. Referindo-se à escolha de Cabo Delgado para implementação do +Emprego, o Embaixador referiu que a Baía de Pemba é o polo de esperança do futuro dos moçambicanos, havendo, por isso, a necessidade de assegurar a competitividade das PME´s daquela região, através da promoção de práticas empresariais éticas e sustentáveis por meio da Responsabilidade Social, Ambiental e Governação Corporativa.