CONFEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES ECONÓMICAS DE MOÇAMBIQUE

CTA E GAIN RENOVAM ACORDO QUE MARCA A CONSOLIDAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS NO ÚLTIMO MEMORANDO

A CTA e a GAIN assinaram hoje um Memorando de Entendimento, com a vigência até 2026, um marco que representa a consolidação dos resultados obtidos do último Memorando assinado em 2018, e da relação existente entre as duas instituições, com objectivo principal de apoiar e mobilizar o sector privado para o aumento da sua participação, contribuição e compromisso, na melhoria da nutrição e do acesso da população moçambicana a alimentos nutritivos e seguros, incluindo fortificados.

Este acordo inclui o reforço da capacidade institucional da CTA e das delegações empresariais provinciais em matérias de nutrição e sistemas alimentares e respectiva advogacia, bem como um enfoque especial será dado para a recuperação de sistemas alimentares da província de Cabo Delgado.
“A CTA deu um passo importante ao realinhar o seu Pelouro do Agronegócios, passando a designá-lo Pelouro do Agronegócios, Indústria Alimentar e Nutrição. Essa reformulação, mostra claramente a visão da liderança da CTA de actuar desde a produção até ao consumidor final, buscando em última instância garantir que as dietas sejam verdadeiramente mais diversificadas, abundantes e de fácil cesso para todos cidadãos”, sublinhou Gaspar Cuambe, Director da GAIN em Moçambique.
Neste acordo, estão estabelecidas como principais áreas de intervenção o apoiar da GAIN, na qualidade de Co facilitadora principal da rede Sun Business Network em Moçambique, a transição da governação da Rede de Empresas para a Expansão da Nutrição em Moçambique (SBNMOZ) para a CTA, bem como a sua expansão a nível nacional. Neste momento, a SBNMOZ está estabelecida em 6 províncias, nomeadamente Nampula, Cabo Delgado, Manica, Sofala, Zambézia e Tete.
Igualmente, a GAIN apoiará as actividades do Pelouro do Agronegócio, Indústria Alimentar e Nutrição no provimento de assistência técnica aos seus membros e ao sector privado em geral, com o intuito de melhorar tecnicamente a qualidade e segurança dos alimentos que são comercializados no mercado.
O apoio estende-se às acções de pesquisa e advocacia para a melhoria do ambiente de negócios em geral, com enfoque para as actividades que estejam ligadas a segurança alimentar e nutricional.
No âmbito das suas acções de advocacia em matérias de nutrição e sistemas alimentares, CTA e a GAIN realizam amanhã, em Maputo, a 4ª Conferência Anual da SBNMOZ, subordinada ao tema “acelerando a transformação dos sistemas alimentares pela nutrição em Moçambique”, que irá abordar diversos temas de interesse, como finanças mistas nos sistemas alimentares, modelo de negócios para produção avícola em Moçambique, cadeia de valor das pescas e o seu impacto na nutrição em Cabo Delgado, entre outros.