CTA E IFPELAC ASSINAM MEMORANDO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE ACÇÕES DE CAPACITAÇÃO EM CABO DELGADO

A #CTA e o IFPELAC – #InstitutoDeFormação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo, rubricaram hoje 7 de Junho de 2022, em #Pemba, um Memorando de Entendimento para implementação de acções de capacitação que irão beneficiar, nesta primeira fase, a 40 empresas de #CaboDelgado.
Após a assinatura do Memorando, o Presidente da CTA, #AgostinhoVuma, realçou a relevância deste acordo e o momento oportuno da sua assinatura, visto que o País se depara com o desafio da criação de empregos.
“Este desafio ainda é mais pronunciado quando focalizamos a província de Cabo Delgado, principalmente devido aos impactos negativos dos ataques terroristas sobre a actividade económica e consequentemente na capacidade de geração de emprego para jovens”, salientou Agostinho Vuma.
Um estudo da CTA sobre o impacto dos ataques terroristas no sector empresarial, mostra que cerca de 56 mil postos de trabalho directos e indrectos foram afectados. E da monitoria da actividade empresarial que a CTA tem realizado trimestralmente, através do Índice de Robustez Empresarial e do Índice de Emprego, constata-se, por exemplo, que entre o I Trimestre deste ano e o IV Trimestre de 2021, registou-se uma retracção, tanto na actividade empresarial como na contratação da mão de obra por parte das empresas, em Cabo Delgado.
Esta tendência é explicada, em grande medida, pela situação de insegurança.
Na ocasião, o Presidente da CTA defendeu que uma das soluções para o desafio da empregabilidade passa pela melhoria do ambiente de negócio, pelo que a CTA tem defendido junto do Governo a necessidade da simplificação de procedimentos e redução de custos e tempo para fazer negócios no País.