CTA E INSTITUTO CAMÕES ASSINAM MEMORANDO PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJECTO +EMPREGO EM CABO DELGADO

A CTA e Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. assinaram nesta terça-feira, 6 de Julho, um
Memorando de Entendimento para a implementação do Projecto +Emprego, uma parceria público-privada,
financiado pelo 11.º Fundo Europeu para o Desenvolvimento, com o objectivo de aumentar as oportunidades económicas da população de Cabo Delgado, em particular jovem, contribuindo para a melhoria do acesso ao trabalho decente e do rendimento em actividades directa ou indirectamente relacionadas com a indústria do gás natural.

No âmbito da implementação do Projecto, compete à CTA desenvolver acções nos domínios do apoio à certificação e qualidade das PME´s e da promoção das parcerias público-privadas, nomeadamente através da elaboração e acompanhamento de Planos de Negócio e de Marketing dos operadores de formação e educação profissional e ainda do apoio ao emprego jovem através de estágios nas PME´s e da criação de negócios.

Para a CTA, esta iniciativa é lançada num momento oportuno, a qual irá responder a um dos principais desafios que Moçambique enfrenta que é a criação de empregos, especialmente para os jovens, numa altura que os principais geradores de emprego, as PME’s, se debatem com os efeitos da COVID-19.

Estes desafios ainda são mais pronunciados quando o Projecto é focalizado à Província de Cabo Delgado, principalmente devido aos impactos negativos dos ataques terroristas sobre a actividade económica e consequentemente na capacidade de geração de emprego para jovens. Um estudo da CTA sobre o impacto dos ataques terroristas no tecido empresarial indica que cerca de 56 mil postos de trabalho directos e indrectos foram afectados.

Portanto, é neste contexto que reside a singularidade do Projecto +Emprego, que está alinhado com o Plano Estratégico da CTA, que dentre outros objectivos visa o aumento da competitividade do sector privado nacional.