CTA e Invest In Africa assinam Memorando de Entendimento para promoção de investimentos para Moçambique

227

A CTA e a Invest In Africa rubricaram hoje, 21 de Janeiro, em Londres, um Memorando de Entendimento, que visa a capacitação das empresas em Moçambique, tanto sob ponto de vista de transferência de tecnologia, bem como de financiamentos e informação sobre oportunidades de negócios, melhorando a sua ligação com o sector de petróleo e gás.

Esta parceria irá, igualmente, complementar o acompanhamento dos investimentos discutidos em Londres no ambito da Cimeiro de Investimento Reino Unido – África, que decorre desde ontem, e outras oportunidades que serão criadas para a próxima Conferência Anual do Sector Privado (CASP), a ter lugar de 5 a 7 de Maio de 2020, onde tomarão parte os investidores do Reino Unido.

Aliás, ao incluir-se, na CASP, na componente de investimentos, em parceria com a APIEX e o Banco Africano de Desenvolvimento, tem como objectivo oferecer às empresas em Moçambique uma plataforma para contacto com investidores para discutir propostas concretas de investimentos e explorar as possibilidades de acesso a novos mercados.

Assim, a Invest In Africa e a CTA mobilizarão os investidores do Reino Unido para Moçambique, augurando-se, assim, boas possibilidades de concretização de diversos investimentos que contribuirão para o crescimento e desenvolvimento de Moçambique.

Neste momento, já foi criada uma carteira de projectos estimada em 600 milhões de Libras em diversos sectores da economia moçambicana.

No final, com as acções desta parceria, em termos de resultados, espera-se atrair investimentos que possam gerar postos de emprego e contribuir para o desenvolvimento social económico de Moçambique, tornando-se, assim, na contribuição do sector privado para fomentar a industrialização e promover a melhor hipótese de diversificação económica.