Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

CTA E MINISTÉRIO DA ECONOMIA E FINANÇAS PREPARAM FÓRUM DE PROCUREMENT

Na sequência dos encontros de trabalho que a CTA tem vindo a manter com a Unidade de Implementação do PAE e a Direcção Nacional do Património do Estado, para o acompanhamento das acções em curso, acordou-se a realização do Fórum de Procurement focado na Medida 7, sobre materiais de construção onde se pretende a transformação do Fundo de Fomento de Habitação para viabilizar projectos de acesso à habitação, bem como na Medida 12, que busca alteração de procedimentos de procurement do Estado para incentivar a indústria local.

Assim, a CTA e a Unidade conjugam esforços técnicos para a realização deste grande fórum, o primeiro do género em Moçambique, que se pretende que seja uma demonstração sobre o que o Estado fará para alavancar a indústria local através das suas compras de bens e serviços. O Sector Privado, por seu turno, demonstrará a sua capacidade e disponibilidade para fornecer bens e serviços com adição local de valor.

No encontro, foi, também, passado em revista a Medida 9, sobre como melhorar o acesso ao financiamento onde está em curso a criação do Fundo de Garantia, estimado em 250 milhões de dólares norte-americanos, bem como uma linha de crédito de 80 milhões de dólares, financiados pelo Banco Mundial.
Presentemente, a equipa instaladora trabalha com o Banco de Moçambique para licenciar a respectiva Sociedade Gestora. Em paralelo, estão em desenvolvimento os aspectos necessários para a emissão da primeira garantia.
Sobre a linha de crédito, importa referir que decorre um trabalho com o Banco Mundial para a sua finalização, devendo estar disponível, ao mesmo tempo, com a garantia. Espera-se que, até ao final deste ano, tudo esteja a postos para se avançar à fase de implementação.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Notícias

Newsletter

Documentos

Scroll to Top