CTA e Parceiros engajados na contenção da propagação da COVID-19

121

A CTA e USAID procederam na última quinta-feira à entrega de mil máscaras faciais de pano, à MozMarkets – Associação dos Vendedores nos Mercados e Feiras de Moçambique, para apoiar na prevenção da propagação da COVID -19. Esta é a segunda oferta de um total de 20.000 máscaras que resultam duma parceria com a ANJE – Associação Nacional dos Jovens Empresários, que apoiam pequenas empresas e organizações na produção de máscaras.

Na ocasião, o Presidente da CTA, Agostinho Vuma, destacou a importância da parceria com a USAID na resposta às acções de mitigação da COVID-19, que inclui a criação de uma base de dados das capacidades do sector privado nacional no fornecimento de equipamentos e materiais necessários para prevenção e tratamento. Já foram identificadas mais de 70 empresas que estão disponíveis para participar na produção e fornecimento em resposta às necessidades do Sistema Nacional de Saúde devido à COVID-19. Em termos do valor, do total dos US$ 335 milhões, que são as necessidades estimadas do SNS, mais de US$ 80 milhões podem ser fornecidos localmente.
Por seu turno, a Directora do Escritório da Saúde na USAID em Moçambique, Monique Mosolf, enalteceu a colaboração entre as instituições e assegurou mais apoio a acções de prevenção da pandemia COVID-19, sobretudo viradas às camadas vulneráveis à contaminação, como é o caso dos membros da MozMarkets que, pela natureza da sua actividade, é difícil manter o distanciamento social. O Governo dos Estados Unidos mostra-se comprometido em trabalhar com Moçambique para apoiar em soluções que sejam eficazes no contexto nacional.
Para a MozMarkets, a oferta das máscaras constitui um gesto simbólico revestido de grande significado e importância para os membros desta associação de vendedores de mercados e feiras, pois estes materiais contribuirão para evitar que centenas de vendedores não sejam vectores de transmissão do Coronavírus e também não sejam infectados.
“A MozMarkets agradece os parceiros USAID/CTA/ANJE e queremos desde já contar com o apoio destes parceiros na mitigação dos efeitos nefastos que a pandemia causou alguns vendedores”, referiu Francisco Chiluvane, Presidente da MozMarkets.