Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

Confederação das Associações Económicas de Moçambique

CTA E SAOGA PROMOVEM LIGAÇÕES EMPRESARIAIS ENTRE MOÇAMBIQUE E ÁFRICA DO SUL NOS SECTORES DE ENERGIA E OIL & GAS

Teve lugar hoje, nas instalações da CTA, o Business to Business entre empresas moçambicanas e sul-africanas, uma plataforma que serviu para ligação empresarial entre Moçambique e África do Sul, com foco nos sectores de Energia e Oil & Gas. Participaram 25 empresas sul-africanas e mais de 70 empresas moçambicanas.

Na ocasião, a CTA e a SAOGA – South African Oil&Gas Alliance, rubricaram um protocolo de cooperação. Estes encontros estão no âmbito de uma missão empresarial de empresas sul-africanas, organizada pela SAOGA, em parceria com a CTA e outros instituições parceiras.

Na sua interação, as empresas moçambicanas apresentaram inúmeras oportunidades nos sectores de Energia e Oil & Gas para o estabelecimento de parcerias com empresas sul-africanas para responder a necessidade de diversificação da matriz energética com particular ênfase para as energias limpas e renováveis, assim como para responder ao desafio de aumentar a provisão de energia na vizinha África do Sul.

A CTA, enquanto entidade que representa o sector privado moçambicano, tem promovido a livre concorrência, atracção e entrada de mais players na cadeia de valor da energia, que inclui a produção, transmissão e distribuição em escala apropriada.

A par disso, Moçambique regista, a nível do quadro regulatório, assinaláveis progressos, fruto do modelo de Diálogo Público-Privado, que tem resultado na introdução e adequação ou melhoramento da legislação fundamental, como a Lei das Parcerias Público-Privadas, a revisão da Lei de Electricidade, o novo Regulamento de Acesso a Energia fora da Rede, para além das outras medidas no âmbito da implementação do Pacote de Aceleração Económica que permitem a redução de procedimentos burocráticos, facilitar e proteger a execução dos investimentos, e mobilização de financiamentos para o sector.

Todavia, a CTA está ciente dos
desafios que se colocam ao empresariado nacional, relativos a necessidade de capacitação e certificação para estabelecimento de ligações com os grandes projectos, em termos de servir a diferentes componentes da cadeia de valor da indústria do petróleo e gás natural, bem como garantir que os demais sectores da economia se impulsionem.

Para fazer face a estes desafios, a CTA tem vindo a implementar diversas iniciativas, com destaque para o PRONACER – Programa Nacional de Certificação, que beneficiou a mais de 40 empresas; facilitação de acesso a financiamento; promoção e desenvolvimento de negócios, através de missões empresariais e fóruns de negócio e de investimento; provisão da assistência técnica ao empresário através do Provedor do Empresário.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Notícias

Newsletter

Documentos

Scroll to Top