CTA E UNIÃO EUROPEIA QUEREM REVERTER O DECLÍNIO DO COMÉRCIO E INVESTIMENTOS BILATERAIS

A CTA recebe, hoje, o Embaixador da União Europeia em Moçambique, Antonino Maggiore, no âmbito da realização do Global Gateway Forum de Investimentos Moçambique-União Europeia, a ter lugar em Maputo em Novembro próximo.

Como acções de seguimento, a CTA propôs ao Embaixador da União Europeia, a organização, em 2024, de um Global Gateway Fórum de Investimento Moçambique-União Europeia, na Europa, porquanto esta plataforma poderá impulsionar a retoma dos níveis das trocas comerciais entre Moçambique e os países da União Europeia.

Para a CTA, esta será uma grande oportunidade para reverter o declínio do comércio e investimentos bilaterais, com destaque para a transição energética, agro-negócio, indústria, mudanças climáticas, incluindo o financiamento do carbono, em parceria com o Sector Privado Moçambicano, resiliência e adaptação climática, tendo em conta a alta vulnerabilidade do país aos desastres naturais.

A União Europeia, através da Zona Euro, é o maior parceiro comercial de Moçambique e maior mercado das exportações moçambicanas, apesar do declínio que se registou em comparação com o período antes da pandemia da COVID-19 que superava os 30% do total das exportações. Esta cifra caiu para 25% em 2022.

“Moçambique continua com potencial para expandir as suas exportações e queremos encontrar formas de retomar aquela dinâmica. É aqui onde entra a importância do Global Gateway Fórum de Investimento Moçambique-União Europeia”, salientou o Presidente da CTA, Agostinho Vuma.