CTA INTERAGE COM OS CONSELHOS EMPRESARIAIS DISTRITAIS DE CABO DELGADO

A CTA, através do seu vice-presidente Prakash Prehlad e Presidente do CEP de Cabo Delgado, Mamudo Irache, reuniu-se, na cidade de Pemba, com os Conselhos Empresariais Distritais (CEDs ) da Província de Cabo Delgado, dos distritos de Mocímboa da Praia, Palma, Nangade, Chiúre, Namono, Muidumbe e Mecufi.

O encontro serviu para se inteirar do sentimento dos empresários sobre as condições de segurança e retorno aos negócios naqueles distritos.
No geral, os representantes empresariais dos distritos revelaram melhorias contínuas das condições de segurança e recuperação da confiança empresarial.
Dentre os desafios que as empresas locais enfrentam, foi destacado o seu fraco envolvimento na prestação de serviços nos grandes projectos como forma de promover o conteúdo local; Problemas na emissão de certidão de quitação do INSS no Distrito de Chiúre; Falta de apoio às empresas afectadas pelo terrorismo; Demora no pagamento de facturas por parte do Estado; Dificuldades de acesso ao financiamento, porquanto as linhas e subvenções disponíveis não respondem as necessidades dos empresários.

Na ocasião, o Presidente do Conselho Empresarial Provincial (CEP) de Cabo delgado, Mamude Irache, apresentou o projecto “1 distrito 100 empresários”, que visa impulsionar a criação de novos empresários e empreendedores nos distritos. Solicitou apoio na capacitação dos CEDs de forma a representarem melhor a CTA no diálogo com o Governo e responderem as inquietações do sector privado local. Igualmente, solicitou apoio na busca de alternativas de financiamento tendo em conta a realidade do empresariado distrital.

No final, o vice-presidente Prakash Prehlad recomendou aos membros dos CEDs a se organizarem em associações para permitir uma melhor abordagem das preocupações específicas e sectoriais a serem levadas ao diálogo com os governos locais. Igualmente, recomendou maior colaboração com o nível central e engajarem-se em programas de mobilização de receitas para serem auto-sustentáveis.