No âmbito da sua política de Responsabilidade Social, a CTA, como Entidade de Utilidade Pública, já está a prestar apoio às vítimas das inundações na província de Maputo, em particular no distrito de Boane.
Neste momento, o distrito de Boane tem cerca de 6.898 pessoas afectadas pelas inundações, distribuídas em 11 Centros de Acolhimento.
Embora os Centros de Acolhimento já estejam em pleno funcionamento e com apoio logístico, há ainda necessidades por suprir, pois a cada hora que passa as equipas de resgate continuam no terreno a recolher pessoas e a transferi-las para estes locais considerados seguros.
De acordo com o representante da CTA que esteve no terreno durante os três dias críticos de resgate, evacuação e acomodação das vítimas, ainda persistem necessidades básicas, desde bens alimentícios de primeira necessidade, produtos de higiene pessoal, roupa diversa, cobertores, incluindo apoio psicológico.
Esta é a primeira fase de apoio às vítimas, porquanto após o término da época chuvosa, quando as pessoas regressarem às suas zonas de origem terão a necessidade de materiais diversos para reerguerem as suas vidas e voltarem á normalidade, sendo que, uma das necessidades básicas para esta população, maioritariamente camponesa, são sentes para o início da época agrícola. Neste contexto, mais uma vez, a CTA apela ao empresariado a apoiar, doando produtos entre outras formas de apoio de modo a minimizar o sofrimento das vítimas.