CTA lança Fundo para financiamento alternativo das PMEs

2450

A CTA, em parceria com a Active Capital, lançou esta Quarta-feira, 28 de Março, um Fundo para financiar Pequenas e Médias Empresas (PMEs).

O valor por projecto a financiar será até 20 milhões de dólares (CAPEX).
Para as empresas acederam ao Fundo é preciso que tenham as contas auditadas (últimos 3 exercícios), o estudo económico-financeiro do projecto de investimento em questão.

As condições de pagamento são 8 anos com a possibilidade de haver um período de carência de até 4 anos do reembolso de capital, pagando, deste modo, apenas os juros do financiamento.

Os Fundos em Moçambique serão depositados e desembolsados directamente ao agente econômico e o reembolso directamente ao Fundo no exterior.

Com este Fundo, a CTA espera contribuir para o crescimento do sector produtivo em Moçambique e melhorar as condições de acesso ao crédito.

Dado o período de carência confortável, este Fundo pode servir para minimizar a escassez de financiamentos em sectores como a agricultura e a indústria.

A partir do dia 2 de Abril, as empresas poderão submeter os seus projectos na CTA para merecerem a avaliação devida. A CTA irá disponibilizar assistência técnica às empresas, através do Gabinete de Apoio Empresarial (GAE), no aprimoramento das propostas. Todas as condições aplicáveis estarão disponíveis em www.cta.org.mz.

Pela Melhoria do Ambiente de Negócios!