O Embaixador da Rússia em Moçambique, Andrey Kemarsky, visitou, na manhã desta terça-feira, as instalações da CTA, onde manteve um encontro com o Conselho Directivo. Tratou-se de uma visita de cortesia inserida no quadro da estratégia da CTA que visa a diversificação dos parceiros de cooperação de modo a trazer de volta os investimentos ao País.
Sendo uma plataforma cuja missão é contribuir para um ambiente de negócios favorável ao desenvolvimento do sector privado, a CTA está a trabalhar com diversas instituições nacionais e estrangeiras, no sentido de promover as oportunidades de negócios existentes em Moçambique de modo a trazer de volta os investimentos ao País, assim como atrair novos investidores, o que contribuirá, por conseguinte, na geração de emprego e produção da riqueza para o bem-estar dos moçambicanos.
Após o encontro com o diplomata russo Andrey Kemarsky, o Presidente da CTA, Rogério Manuel, disse ser intenção da sua organização abrir outras janelas de cooperação de modo a trazer investidores a Moçambique. No encontro, foram discutidos vários assuntos ligados às oportunidades de negócios existentes nos dois países.
“Há seculos que a Rússia trabalha na área de hidrocarbonetos e tem muita experiência que pode partilhar connosco. Já temos alguns investidores russos aqui em Moçambique mas achamos que é preciso aumentar mais e diversificar as áreas de actuação. Agora vamos começar a organizar seminários de negócios, aqui e na Rússia, juntando empresários dos dois países como forma de trazer outros investidores russos a Moçambique”, disse Rogério Manuel, para quem, “devido a conjuntura económica não favorável vivida pelo País, a CTA está a procurar formas de diversificação dos parceiros, razão pela qual tem vindo a receber embaixadores de diversos países acreditados em Moçambique, entre outros parceiros de cooperação”.
O Embaixador da Rússia, Andrey Kemarsky, enalteceu o papel desempenhado pela CTA na promoção das oportunidades de negócios existentes em Moçambique.
“Temos uma experiência muito rica do passado e pensamos que podemos aproveitar isso para fazer face aos actuais desfios impostos sobretudo no campo económico. Temos alguns exemplos de investimentos russos em Moçambique feitos na área mineira e outras”, sublinhou Andrey Kemarsky.
As relações de amizade e cooperação entre Moçambique e Rússia vêm desde o ano da independência nacional, mas estavam mais focadas na ajuda humanitária e no campo político.
Entretanto, nos últimos anos, os dois países têm intensificado contactos empresariais. As condições favoráveis para expandir e fortalecer a cooperação mutuamente benéfica têm-se desenvolvido nas áreas do comércio, mineração, siderúrgica, petroquímica, agricultura, e projectos de energia e infraestruturas.