CONFEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES ECONÓMICAS DE MOÇAMBIQUE

CTA PARTICIPA NA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA DO PROTOCOLO SOBRE POLÍTICA DE EMPREGO E TRABALHO DA SADC

No âmbito do dialogo tripartido ao nível da região da SADC, a CTA participou entre os dias 21 a 23 de Novembro do ano corrente, em Johanesburg, na elaboração da proposta do Protocolo sobre Política de Emprego e Trabalho da SADC, que visa estabelecer um quadro estratégico de cooperação regional para a harmonização de políticas, leis e práticas sobre o emprego e o trabalho, de modo a facilitar a realização de trabalho decente para todos.
Intervindo no grupo técnico, o Vice-Presidente da CTA, Vasco Manhiça, começou por congratular a equipa envolvida no processo de elaboração do documento, pois teve a atenção de acomodar as principais preocupações e necessidades dos parceiros sociais com especial enfoque para as matérias como a promoção do trabalho digno e da formalização da economia informal, resiliência do mercado de trabalho que tem afectado significativamente a economia dos países da região, assim como a sedimentação do diálogo social que permite uma intervenção e voz activa de todos os intervenientes (empregadores e trabalhadores) na tomada de decisões que promovam alterações significativas nas operações das empresas, o que permite maior empenho de todos, conhecimentos e redução de penalidades.
Por último, defendeu, mais uma vez, a necessidade de a região optar por políticas que estimulem a criação de mais oportunidades de emprego para jovens, mulheres e pessoas com deficiência, assim como a promoção de empregos verdes.